quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Aos 23 anos, Alexandre Pato irá ‘descobrir o Brasil’ pelo Corinthians


Alexandre Pato Corinthians (Foto: Daniel Kfouri/Corinthians)Alexandre Pato já foi campeão do mundo, campeão italiano, representou seu país em torneios importantes, como a Copa América e a Copa das Confederações. Teve relacionamentos amorosos com mulheres famosas, tem uma fortuna, mas ainda precisa ser apresentado ao futebol brasileiro. Aos 23 anos, ele só disputou 27 partidas em território nacional, entre jogos pelo Internacional e pela Seleção (veja abaixo a lista completa). No Pacaembu, casa do Corinthians pelo menos até a nova arena ficar pronta, por exemplo, o atacante jamais pisou como atleta profissional.
O astro conhece somente 13 estádios no Brasil. E muitos deles estão bem diferentes de quando ele os visitou. O Palestra Itália, por exemplo, onde brilhou em sua estreia no time principal do Internacional, no fim de 2006, foi demolido. A nova versão só deverá estar pronta no segundo semestre de 2013. O Beira-Rio, casa colorada, evidentemente é o palco mais conhecido por Pato. Lá, ele disputou 13 partidas, com algumas curiosidades.
No dia 18 de julho de 2007, no estádio do Inter, ele fez pela primeira vez dois gols num jogo. E justamente contra o Corinthians, que seria rebaixado naquele ano, numa vitória por 3 a 0. Pato também atuou pela seleção brasileira no Beira-Rio, em 2009, na vitória também por 3 a 0 sobre o Peru, sem fazer gols. Até mesmo a velha casa estará bem diferente, já que o estádio passa por reformas para ser utilizado na Copa do Mundo de 2014. Mesmo assim, ele esteve aberto e recebeu jogos do último Campeonato Brasileiro.
O Maracanã e a Arena da Baixada são outros estádios que Pato conheceu de um jeito e vai reencontrar de outro, já que ambos também estão sendo modernizados para as próximas competições da Fifa realizadas no Brasil. Por outro lado, há locais que o milionário reforço corintiano dificilmente vai rever nesta passagem pelo futebol brasileiro: os estádios de Bagé, Vacaria, Novo Hamburgo e Cidreira, cidades do interior do Rio Grande do Sul. Pato desfilou seu talento por lá no Campeonato Gaúcho de 2007, antes de ser vendido para o Milan.
Outro município em que o atacante jogou foi Veranópolis, uma feliz coincidência com seu novo técnico. Foi justamente lá que Tite conquistou seu primeiro título na profissão, o da segunda divisão gaúcha, em 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário